14 fevereiro, 2008

Silêncio

Na maioria do tempo sou uma criatura pacífica e silenciosa. Mas às vezes grito, malcriadamente, até sentir as cordas vocais tremerem. Minha mãe é quem sabe disso, tadinha... Depois destas histerias, sinto meu dia estragado, perdido. Bastaria respirar fundo por um segundo para manter a sanidade e não estragar tudo.
Mas voltando ao meu silêncio, acho que ele dá a impressão de que sou retardada. Não nego a lentidão para reagir. Demoro-me pensando no que posso dizer, se vou falar alguma besteira, se vou parecer mais burra do que se permanecesse calada. E me perco nas voltas do meu pensamento e quando aterriso novamente, o assunto já está lá – bem adiante.
Meu pensamento só dá trabalho pra ficar calado quando percebe as coisas fora de lugar. Nessas situações ele voa, compreende logo as injustiças e quer me fazer vomitar tudo o que está errado. Então tenho que ficar me contendo e evitando dizer tudo o que gostaria pra não ofender as pessoas. E também há os casos nos quais não me sinto com direito de opinar, assuntos particulares demais, que só quem vive pode entender.
Agora por exemplo, minha vontade é de gritar, ou de falar pelo menos. Entretanto, tudo o que posso fazer é me calar e chorar de raiva. Afinal, como diz uma amiga minha, o silêncio sempre vence. Não espero que vença, espero apenas que me ajude a ajudar e a ser feliz.

Imagem: Velho guitarrista cego, Pablo Picasso, 1903.


2 comentários:

Anônimo disse...

Pensar antes de falar é dom Sara.O problema é a insegurança de parecer "idiota", muitas vezes, quase sempre, me obstenho de abrir a boca caso possa parecer, às vezes isso me prejudica, aliás me prejudicou muito já, na faculdade por exemplo, sempre me continha para não responder as perguntas dos professores por insegurança, mesmo sabendo que sabia. O silêncio não machuca, mas, muitas vezes traz insegurança e arrependimento.
Post muito reflexivo. Parabéns Sara. :)

Unknown disse...

... Na vida aprendi muitas coisas, uma delas foi com meu avô, que com muita sabedoria me disse, O ARREPENDIMENTO É PIOR QUANDO NÃO FOI TENTADO, na hora nem dei bola, como quase tudo que ele fala, mas uns dias depois começei a pensar a respeito, e me veio na cabeça, puxa se eu faço algo e dá errado ta bom, pelo menos eu tentei, mas se eu nem tentei não sei se daria certo... eu nem ao menos teria tentado para saber... arrisque por a boca no mundo, a partir do momento que se sinta seguro, tudo é aprendizado.

(minhas palavras não são de tão impacto quanto as tuas, mais em minha mente faz muito sentido, não tenho vontade nenhuma de comentar aqui, parece que estou sendo idiota com o que falo, SEM MEDO DE ERRAR, a vida é uma só.)