31 janeiro, 2007

Bouai

Esse texto vai para meu irmão, o Henrique. Ele tem dois anos e meio, e há pouco mais de um ano usa implante coclear, o que tem permitido a ele ouvir.


No quarto do lado ao meu dorme um anjinho. Esse anjinho dorme ali há uns dois anos. Chegou à minha casa muito pequenino. Sua pressa em chegar era tanta, que ele veio antes de estar pronto. E, por não estar pronto, teve que vencer muita coisa antes de chegar lá em casa.
Mas enfim ele veio. Um leito branco, como nuvens em dia de céu claro, o esperava. Esse anjinho chegou para unir o que estava disperso, trazer alegria há um lugar de silêncio. Ele era tão frágil, tão delicado, que eu tinha muito medo que fosse embora. No começo, esse anjinho chorava cada vez que entrava na água. Hoje, chora pra ficar se banhando mais tempo.
Ficava hipnotizado com beijinhos na orelha. Adorava (e ainda adora) a luz. Mas o anjinho não acordava com barulhos, não se voltava para as vozes. Parecia que o anjo não conseguia ouvir. As pessoas que trouxeram o anjo pra cá, ficaram muito preocupadas com isso. Levaram o anjinho a se consultar com um especialista em ouvir. O especialista então confirmou: o anjo pequenino não conseguia ouvir.
O homem que trouxe o anjo ao mundo ficou inconformado. Andava por aí muito mais calado que o normal. A mulher que o trouxe ao mundo, continuava tratando o anjo do mesmo jeito que fazia antes. Eu, não sabia o que fazer. Só sabia que amava muito aquele anjinho.
As pessoas que trouxeram o anjo ao mundo resolveram procurar outros especialistas. Viajaram muitos quilômetros, até encontrarem um especialista que lhes deu uma esperança. Ainda muito longe dali, havia um jeito de fazer com que o pequeno anjo ouvisse.
Então, as pessoas que trouxeram o anjo ao mundo, voaram até o lugar distante onde poderiam fazê-lo ouvir. Nesse lugar distante, um especialista muito especialista em fazer ouvir, começou a trabalhar para que o meu pequeno anjo ouvisse. Esse especialista muito especialista colocou parte da audição no anjinho, que então voou de volta pra casa para se recuperar. Algum tempo depois, voou novamente para longe com a mulher que trouxe ele ao mundo para buscar a outra parte da sua audição. E com esta outra parte, o anjo começou a ouvir bem baixinho.
O anjo pequenino descobriu então que o mundo era cheio de sons! Passou a freqüentar um lugar onde uma especialista o ensina a falar e a ouvir. Desde então está aprendendo, em casa, com a especialista em falar e ouvir, em muitos lugares.
E cada vez que o anjo voa ao lugar distante onde juntou as peças da sua audição, volta pra casa ouvindo mais, ouvindo melhor. Para o pequeno anjo que dorme ao lado do meu quarto, todo som é música... E ele é feliz, porque dança com qualquer ritmo: com as propagandas na tv, com o som do carro, com o barulho da máquina de lavar...
Hoje o anjo fala muitas coisas. E se fala tanto, é porque pode ouvir o mundo. Das coisas que o anjo fala, tem uma palavra que ele inventou e que ninguém lá em casa sabe dizer o que é: bouai. De repente ele solta essa palavra, bouai! Com aqueles lindos olhos castanhos, muito arregalados e com um sorriso de quem fez uma grande descoberta o anjo me olha e diz: bouai! Então, como ainda não descobri o que isso quer dizer chamo meu anjo assim: Bouai.
No quarto do lado ao meu dorme um anjo. Um anjo sapeca, carinhoso e temperamental. Um anjo que tem os olhos arregalados como os meus, que me puxa e me convida pra brincar. Um anjo que briga comigo se não faço as vontades dele. Um anjo que diz: papai, “bãe” (mãe), “tá tenti”(tá quente), “mamam”, “xixau” (tchau), “vom aguá”(vamos guardar?), “que lin, né?” (que lindo,né?), tia, “ahul”(azul), tata, Buba, e tantas outras coisas. Um anjo que adora passear, beijar flores e correr atrás de borboletas e de todo o tipo de bichinho que se possa imaginar. Um anjo que faz cócegas, que dá deliciosas gargalhadas e distribui muitos beijinhos doces por aí. Um anjo que amo muito e que chamo de meu Bouai.

13 comentários:

Anônimo disse...

meu cara sem comentarios,,,,,,o que é isso????????????/

po Longo tava axots doido o outro post...porra......

mas ta....eu naum li naum agueeenteiii.....

Luiz Longo disse...

Muito lindo o texto!

Quem sabe do que tais falando, com certeza se emociona.

Ainda bem que tem os teus textos pra enriquecer esse blog! =D

Beijos

Anônimo disse...

para neéeée oohh....

"cada um é cada um.." (alguem disse)

ta o texto pode ser a coisa mais linda, mas e dai...o que isso me acresentou uma emoção a mais no dia......em ler um texto falando de anjos, etcssss....anjos existem?????!!!se todo o mundo fosse igual ao texto, lindo maravilhoso......Bom dia, a realidade é outra....o anjo que destribiu beijos doces com ceteza esqueceu de pelo menos matar a fome de 54 milhões de pessoas que pasam fome na America Latina segundo a ONU,

Isso sim emociona....

Luiz Longo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sara Gianesini disse...

Sei que não deveria,mas mesmo assim,vou comentar por aqui.

Como falei no início do texto, esta postagem é para meu irmãozinho, o Henrique.O anjo de que falo no texto é ele,meu irmão.
Esse meu irmão, o Henrique, tem SURDEZ PROFUNDA.
Isto quer dizer que mesmo que ele usasse aqueles aparelhos retroauriculares ele não ouvirria muita coisa, a não ser pequenas vbrações provocadas por sons muito fortes.
Com a descoberta da existência do IMPLANTE COCLEAR meus pais renovaram suas esperanças, diante da possibilidade de permitir ao Henrique a possibilidade de ouvir.
Após procurarem alguns otorrinolaringologistas,aqui em Santa Catarina e no Paraná, meus pais foram aconselhados a procurar ajuda para meu irmão em Campinas, com o Dr.Paulo Porto.
Após esta consulta, meu irmão realizou uma série de exames e foi encaminhado a cirurgia de implante coclear.Foram introduzidos 24 eletrodos em sua cóclea e tmbém um ímã subcutâneo,na cabeça dele.
Este link http://www.fonoesaude.org/implantecoclear.htm explica de forma concisa o que é o implante coclear.

Eu sei que o mundo é cheio de problemas, que milhares de pessoas neste mundo vivem muito abaixo da linha da pobreza.Quero fazer alguma coisa pra melhorar o mundo,sim. Mas por enquanto,só o que posso fazer por este mundo é escrever,trabalhar no mundo das idéias, da conscientiazação, procurando sensibilizar as pessoas e fazendo-as refletirem.

O que fiz neste post,foi expressar meu amor pelo meu irmão.Porque não sei se não sensibiliza, saber que ele era surdo e por uma intervenção humana e avanço tecnológico,passou a ouvir, quase como nós.É absolutamente maravilhoso e por que não milagroso ouvir o Henrique falar. A cada palavra nova que ouço ele pronunciar, meus olhos se enchem de lágrimas.

Sim,o Henrique poderia ter continuado surdo,ter aprendido Libras. Mas por acaso todas as pessoas no Brasil falam Libras?
O implante coclear ampliou incrivelmente a possibilidade de comunicação para ele. E foi o implante coclear que diminuiu o preconceito que meu irmão enfrenta e ainda terá que enfrentar.Por que tem muita gente que acha que ser surdo é obrigatoriamente ser mudo ou mentalmente deficinte...aff!
Mas isso é o de menos, o importante é que pra ele todo som é música!Acho que já falei demais,vou parar por aqui.

Links relacionados ao implante coclear:

*http://br.groups.yahoo.com/group/implantecoclear

*http://www.guicos.cjb.net/.

*http://www.implantecoclear.com.br/

Anônimo disse...

sei um pouco do que falas, sara.. conheci o teu irmãozinho e o texto me emocionou. fiquei mais emocionada ao ler esse teu comentário aí de cima, eu nao sabia de tudo isso...

se anjos existem, leo?? sei lá! mas acredito que alguns têm a sorte de encontrar "pessoas-anjo" por aí que nos fazem pensar um pouco mais sobre a vida e o sentido dela... a sermos menos egoístas.
Sara, que bom q tens um anjinho do teu lado
muito lindo tudo isso
beijos

Aokittos disse...

Leo...vai tomar naquele lugar...
Desculpa Sari e Luiz, mas que que tem haver a fome de 54 milhões de crianças com o lindo texto escrito para o irmãozinho da Sarita ?
Sarita...depois você vem com essa história que não tem dom para o jornalismo...é um dos textos mais lindos que já li..
Bejão...

Luiz Longo disse...

Ricardo,

Esse é um espaço democrático e gostamos de saber a opinião das pessoas, sendo ela boa ou má.

Ficamos muito contentes por estar agradando a maioria e faremos o possível para corrigir nossos erros e omissões.

Obrigado por comentarem!


Abraço

Anônimo disse...

"especialista muito especialista em fazer ouvir" hahahahaha boa essa ..! :D

axei massa o texto também.. \o/
axo q o leo se enrolou um pouco pq n tava mt informado, ou n leu o texto em italico abaixo da foto (eia leo! huhuhu)

ps: eu n sabia disso do teu anjinho (^^) ..agora eu entendo pq tu ria tanto qd falavas "ah.. o meu irmão diz 'xixau'" ou, o henrique qd quer falar q tá quente ele diz: "tá tenti" hahaha
eu pensava: mas td criança diz isso qd n domina mt bem o poder da falar.. mas agora faz sentido... (Y) ..n é só pq qlq som pra ele é musica, mas pq vc Sara (assim como ele..) estão descobrindo um novo mundo: o dele com sons, e o teu com um irmãozinho tagarela se enrolando com o nosso bom e velho portugues :D

legal isso! \o/

Anônimo disse...

meeeee....texto maravilhoso...bem lindo...
jah sabia um pouco da historia do se anjinho...e fiquei super emocionada com o seu texto!!!!

aaahhh...e anjos, existem sim..
e esse eh com certeza um deles!!!!

Sarinha...ti amu garota....
tu eh power!!!!!!

casal perfeitinho...
bjaum pra vcx...
o blog tah show!!!!!

@Memorex disse...

Um sorriso estrelado, estampado no meu rosto.

Sou Portuguesa e vou fazer o Implante Coclear. deve ser aliciante escutar sons!

Um beijo cintilante.
Memorex.

Anônimo disse...

Sara:achei teu texto maravilhoso,só entende quem sabe do que estás falando(e eu sei)cdada vez mais,tenho certeza do teu dom para jornalista e até escritora...estás na profissão certa(era o que eu queria)acho que vou me realizar através de você.Não desista nunca de encher nossos olhos com essa sensibilidade que possues.Parabéns.Tua sogra e admiradora Lourdinha.

Anônimo disse...

oi sara!!!!td bem garota....
axei lindo o texto sobre teu irmaozinho...ou melhor sobre teu anjinhu!!!!! esse pequeno grande poema vai pra vc SARA!!!!(obs:SO PRA SARA) rsrsrsrrs


"SORRIA !
Sorria, mas não se esconda atrás desse sorriso.
Mostre aquilo que você é sem medo.
Existem muitas pessoas que sonham com seu sorriso!!!!
VIVA ! TENTE !
A vida não passa de uma tentativa.
A felicidade é o resultado dessa tentativa.
AME !
Ame, acima de tudo. Ame tudo e todos.
Deles depende a sua completa felicidade.
PROCURE !
Procure o que há de bom em tudo e em todos.
Não faças dos defeitos uma razão à distância e sim um motivo
de aproximação
ACEITE !Aceite a vida, as pessoas.
E faça delas a sua razão de viver.
ENTENDA !
Entenda os que pensam diferente de você, mas não os reprove.
OLHE !
Olhe a sua volta. Quantos amigos ?
NÃO CORRA !
Pra que tanta pressa ?
Corra apenas para dentro de você.
SONHE !
Mas não transforme seu sonho em fuga.
ACREDITE ! ESPERE !
Sempre deve haver uma ESPERANÇA.
Sempre brilhará uma estrela.
EI ! DESCUBRA !
Descubra DEUS dentro de você.
Eu preciso lhe dizer que ADORO você.
Simplesmente PORQUE VOCÊ SARA.... EXISTE !"


bejux...xaudades miga!!!!
DEH:*************