22 novembro, 2006

Em busca de Idéias Novas


Um momento de vazio. A imagem de uma grande sala abobadada, branca e vazia: é só o que me vem à mente. E de repente, surge Meu Pensamento correndo ofegante por esta sala. Meu Pensamento para no meio da sala, gira em torno de seus calcanhares e observa a enorme sala branca que o cerca. Percebe todo aquele vazio e se pergunta, por onde andarão as Idéias Novas?
Meu Pensamento não tem noção de onde foram parar as Idéias Novas. Então, ele caminha lentamente para perto das paredes brancas. Ao encostar-se às paredes brancas, Meu Pensamento percebe que elas têm algumas portas, sem maçanetas ou placas e, por isto, quase passam despercebidas. Resoluto, Meu Pensamento decide abrir uma daquelas portas semi-ocultas e encontrar Idéias Novas.
Ao abrir a primeira porta, Meu Pensamento depara-se com uma outra sala. Era tão grande quanto a sala branca, mas era muito mais colorida, cheia, familiar. Meu Pensamento, então compreendeu: tinha entrado na sala de Lembranças Boas!
Agora isso era claro para Meu Pensamento: de um lado estava Infância, com seus picolés mini-saia, primas, brincadeiras, amiguinhos, festas de aniversários, algodão-doce, colo de pai, carinho de mãe. Em um outro canto estava Adolescência, com a escola, grêmio, brigadeiro, esportes, baladinhas, paixões platônicas, suspiros, melhor amiga.
Meu Pensamento estava olhando feliz o Passado Recente, com as ótimas lembranças do último fim de semana, cheio de amor e satisfação. Lembranças Boas tranqüilizou Meu Pensamento e vendo que ele estava cansado, convidou-o a descansar. Meu Pensamento tentou resistir, dizendo que precisava achar Idéias Novas. Mas Lembranças Boas era tão agradável, tão calma, que ele acabou ficando.
Então Meu Pensamento caiu em um sono gostoso, sonhando com Lembranças Boas. Bem lá no fundo, Meu Pensamento sabia que Idéias Novas surgiria, linda e formosa, quando ele menos esperasse.

5 comentários:

Anônimo disse...

o Pensamento(criatividade e outras atividades cerebrais semelhantes "\o/") com certeza é algo fascinante, mas quando ela se torna intensa demais ela pode acabar por ter um efeito contrário a pessoa se ela não souber lidar com a situação =P", ela pode ser capaz de pensar tanto(em varias coisas) e chegar a nenhuma conclusão, uma criatividade tão intensa que a maior parte dela é despejada fora, desaproveitada ^^, junto a criatividade deve andar(bem próximos de preferência) a paz de espírito e bons sentimentos "\o/", de nada ser criativo e pensar em "bobagens" =P"
mas acredito que biologicamente(sem teorias lamarckistas) o ser humano tera uma tendencia cada vez maior de conectar os hemisférios esquerdo e direito do cérebro(um deles corresponde a inteligência + abstrata, e o outro a lógica) quando esses dois lados começam a se intensificar de informações a pessoa hoje ela ganha um certo "status" a mais na criatividade, pois ela passa a notar/perceber/pensar em coisas a mais, tem um funcionamento diferente do padrão atual =P", dizem que Einstein, Nikola Tesla e varios outros cientistas famosos tinham essas partes do cerebro mais ligadas(muito mas muito pouco, e ja fazia uma diferença brutal)
Olha só que interessante, da onde saiu(no meu ponto de vista) os melhores filósofos, acadêmicos, matemáticos, atletas e pensadores do mundo??? pra mim a resposta é grécia!... e por que sera? talvez porque os gregos ja pensavam e sabiam que a evolução cultural também deve andar junto as várias outras, um filósofo não apenas filosofava, como tambem aprendia matematica, geografia, biologia e ainda dedicava outras partes do tempo para pintar, fazer esculturas, tocar música ou apreciar a arte(de certa forma uma construção de conhecimento holístico)
Outra pessoa bem longe disso mas com características iguais é o famoso Leonardo Da Vinci =P"
Agora falta a nós dedicarmos um pouco de nosso tempo a criatividade(precisamos pensar mais em coisas sérias), dedicar a um esporte(buaaaaa, isso nao), apreciar/espalhar cultura e conhecimento ^^
assim nós poderemos se tornar a cada mais "super-humanos" e tirar a nós mesmos (humanos) da atual crise mundial =P", "se você quer subir uma escadaria sempre tem que começar pelo 1o degrau"(citação Taoísta)

Anônimo disse...

falando em da vinci lembrei do livro qd li sala abobadada :P
"\o/"
massa o texto
picolés mini-saia kkkkkkkkk
sempre pedia esse :B

Anônimo disse...

aah.. nescau,
na grécia não tinha TV, PC e baladinhas :OO
naquele tempo única coisa q se tinha a fazer era estudar pra tirar do tédio mesmo :P

tá certo q ajudam + a obter informações e tal.. mas q é foda ligar o pc e n entrar no msn ou orkut.. :D se entra pra estudar, perde o foco. kkkkkkk uhules "\o/"

Luiz Longo disse...

Esse texto é muito interessante porque fala exatamente sobre o ócio criativo. Enquanto estamos sob pressão, é muito difícil enxergar as "maçanetas" da criatividade. Ficamos perdidos no branco! Então é preciso parar, se distrair.. Fazer (ou lembrar de) coisas agradáveis, gostosas... Relaxar! Quando menos esperamos acontece, o que pra mim é o auge do ócio criativo, uma revelação! Uma revelação como esse texto, que na minha opinião, é perfeito!

Anônimo disse...

São dez horas da manhã e você acabou de acordar, ainda de pijama , mas já está trabalhando. Toma um gole de café, lê alguns e-mail’s, coloca um CD, põe os pés para cima e as mãos atrás da cabeça e começa a organizar como será seu dia de trabalho.

Este deve ser o sonho de muita gente e é também a descrição perfeita de um trabalhador moderno segundo a teoria do ócio criativo do sociólogo italiano Domenico de