20 janeiro, 2008

Dicas úteis





Agora, seguem algumas dicas:

1ª. Nunca ligue ou tente conversar com um devedor quando você (cobrador) está p... da vida;
2ª. Antes de tentar cobrar algo, respire fundo e prepare-se para ouvir de tudo;
3ª. Seja educado (não frouxo, nem se fazendo de coitado. Apenas seja firme);
4ª. Jamais chegue “solando” ou dando as lições de moral que você acha que o devedor merece ou ainda, dizendo os desaforos que você teria vontade.
5ª. Tenha muita paciência.


Escrevo essas dicas com conhecimento de causa, depois de ter feito tudo ao contrário do que sugiro acima. Fazendo tudo ao inverso do que escrevi, consegui apenas me estressar, tremer de nervosismo, chorar de raiva e sentir a consciência pesando feito chumbo pela minha ignorância e truculência.
Houve um tempo em que eu vivia me repetindo, “só faça para o outro o que tu gostarias que fizessem pra ti”. Pelo que sei, foi Jesus quem disse isso (existem outras filosofias e religiões que pregam este mesmo princípio) e olha, é incrivelmente difícil seguir esse princípio.
Nesta situação, ainda cabe outro ensinamento de Jesus: “Ofereça a outra face.” Não preciso dizer que o orgulho humano geralmente impede que façamos isso. E eu, cristã de fé confusa, me envergonho do que fiz. Pode parecer hipocrisia, cinismo, ou ironia, pra mim, cristã de fé confusa (não em Deus, mas nos homens) que sonha que um dia este mundo vai ser melhor, custar tanto a notar que a receita para fazer um mundo melhor já foi criada há mais de 20 séculos. Basta parar em meio à correria e tentar praticar um pouquinho do que Ele deixou em sua passagem pela Terra.

Imagem: Cristo de São João da Cruz, Salvador Dalí, 1951.

2 comentários:

Luiz Longo disse...

Legal te ver escrevendo sobre Deus...

A receita pro mundo melhor ta aí há mais de 20 séculos e cada vez menos pessoas se interessam por ela... E ainda reclamam! hehe

Te amo!
Beijos

Anônimo disse...

Oi Sara!

Pois é, muito realista e triste seu post.
É verdade. Atualmente tentar aproximar-se da perfeição que foi Jesus é martírio para muitos, então, o negócio e ser o que no momento dá e pronto. Sei que é hiper difícil tentar ser como o Salvador, mas lutar é preciso. É preciso que pelo menos ELE veja que lutamos para estar na SUA presença.
Parabéns Sara. Adorei o texto. Tá na hora do Mundo tomar consciência.

Beijo. :*