03 agosto, 2008

Plantinhas e Combustíveis



Ultimamente todos querem desesperadamente colocar sementinhas sob um punhado de terra, como se só isso fosse nos salvar.


Não costumo ser pessimista, porém, mesmo que nossas unhas estejam cheias de barro e os nossos terrenos cheios de mudas, o planeta continuará a aquecer, ar e água continuarão a faltar.
As árvores têm sim sua função na conservação da biodiversidade, e por isso apoio essa nobre empreitada. Porém, não posso deixá-los se enganarem.


Nosso grande vilão é o combustível fóssil, um grupo que abrange carvão mineral, petróleo e gás natural, do qual estamos tão dependentes que é o seu preço que regula todo o mercado financeiro mundial.


O gás natural, apesar da forte propaganda que o diz “menos poluente”, produz gás carbônico como os outros combustíveis fósseis, apesar de não produzir tanto monóxido de carbono como o carvão mineral ou os outros derivados de petróleo.


O combustível fóssil é o dejeto da natureza. Todas aquelas moléculas orgânicas que estão enterradas foram rejeitadas pela natureza no decorrer de milhões de anos. Não é necessário ser engenheiro e fazer complexos balanços materiais para perceber que se o homem continuar a desenterrar o carbono muito mais rápido do que a natureza consegue enterrar, em pouquíssimo tempo a atmosfera não será mais apropriada para nenhuma forma de vida aeróbia. E para nada adiantarão as árvores.


Por isso, ao invés de só plantar mudinhas, devemos incentivar a produção e o uso de biocombustíveis. Estes, também liberam gás carbônico na queima, mas o carbono destes combustíveis faz parte do ciclo biológico e é rapidamente renovado, não culminando num acúmulo na atmosfera.


Porém, mesmo se parássemos de queimar combustível fóssil hoje, até o final deste século ainda sofreríamos com as conseqüências da poluição que geramos desde a Revolução Industrial.
Estamos bem atrasados e nem um pouco preocupados em resolver o real problema... Que Deus nos proteja!

É mais fácil colocar a culpa do efeito estufa no desmatamento do que se arriscar a enfrentar os poderosos donos do petróleo.

4 comentários:

Henrique Riffel disse...

Bah, o meu. Tu é muito pessimista!
O efeito estufa é um processo natual, assim como as eras glaciais foram um dia. A Terra já sofreu inúmeras transformações, não será o efeito estufa a única causa do desvastamento da biodiversidade. Tenta entender que a vida sempre acha uma forma de evolução. É o princípio de Darwin: sobrevive aquele que se adapta melhor as forças exteriores.

Outra, essa é para a Sara.
Vim aqui divulgar o meu blog.
http://neomemphis.blogspot.com
É para o meu trabalho da PUCRS. Dá uma olhada lá. Manda-me sugestões (se tiver). Beijos.

Anônimo disse...

Não acho que bio combustivel vai suprir a demanda por energia...e acredito ainda que se isso acontecer ira faltar alimentos. Seria mais interessante uma alternativa que usasse energia eletrica (atomica) ou não...ao meu ver biocombustivel so vai gerar mais problemas.

Sara Gianesini disse...

Oh...e Malthus!
Vão faltar alimentos!
Mais da metade (ou sei lá quantos por certo) da população norte-americana está acima do peso e vão faltar alimentos!
O que falta é vergonha na cara de quem manda e atitude de quem teoricamente deveria obedecer...
Ó Pai!
Ilumina àqueles que caem no pavor levantado pelos desenvolvidos!

Anônimo disse...

Olá, escrevo para um revista de São Paulo e faremos uma matéria sobre Ócio Criativo e gostaria da ajuda de vocês, pois pelo que vi vocês conhecem sobre o assunto!
Me mandem uma forma de contato para o email carol@suaescolha.com.br

Abraços