21 março, 2007

Ecologia de Verdade


Ultimamente todos querem desesperadamente colocar sementinhas sob um punhado de terra, como se só isso fosse nos salvar. Não costumo ser pessimista, porém, mesmo que nossas unhas estejam cheias de barro e os nossos terrenos cheios de mudas, o planeta continuará a aquecer, ar e água continuarão a faltar.


As árvores têm sim sua função na conservação da biodiversidade, e por isso apoio essa nobre empreitada. Porém, não posso deixá-los se enganarem. Nosso grande vilão é o combustível fóssil, um grupo que abrange carvão mineral, petróleo e gás natural, do qual estamos tão dependentes que é o seu preço que regula todo o mercado financeiro mundial.


O gás natural, apesar da forte propaganda que o diz “menos poluente”, produz gás carbônico como os outros combustíveis fósseis, apesar de não produzir tanto monóxido de carbono e óxido de enxofre.


O combustível fóssil é o dejeto da natureza. Todas aquelas moléculas orgânicas que estão enterradas foram rejeitadas pela natureza no decorrer de milhões de anos. Não precisa ser engenheiro para perceber que se o homem continuar a desenterrar o carbono muito mais rápido do que a natureza consegue enterrar, em pouquíssimo tempo a atmosfera não será mais apropriada para nenhuma forma de vida. Nem para as árvores.


Por isso, devemos ao invés de plantar mudinhas, cobrar e incentivar a produção e o uso de biocombustíveis. Estes, também liberam gás carbônico na queima, entretanto o carbono destes combustíveis faz parte do ciclo biológico e é rapidamente renovado, não culminando num acúmulo na nossa atmosfera.


Não posso deixar de dizer que mesmo se parássemos de queimar combustível fóssil hoje, até o final deste século ainda sofreríamos com as conseqüências da poluição que geramos desde a revolução industrial.


Estamos bem atrasados e nem um pouco preocupados em resolver o real problema... Será que acordaremos a tempo? Que Deus nos proteja!



É muito mais fácil colocar a culpa do efeito estufa sobre o desmatamento do que enfrentar os poderosos do negócio petrolífero.

Editado em 28/03/06:

"Se uma guerra com o Irã começar, combustíveis baseados em biologia parecerão bastante melhores do que os baseados em petróleo."

(Declaração de um professor de gestão de tecnologia, da Universidade da Carolina do Norte)


Glossário

Ciclo biológico do carbono: Comprende as trocas de carbono ( CO2 ) entre os seres vivos e a atmosfera, ou seja, a fotossíntese, processo na qual o carbono é retido pelas plantas e a respiração que o devolve para a atmosfera. Este ciclo é relativamente rápido; estima-se que a renovação do carbono atmosférico ocorre a cada 20 anos.

Gás carbônico: é o principal responsável pelo efeito estufa, pelo aquecimento global e conseqüente derretimento das calotas polares. Até pouco tempo não era considerado um poluente e por isso diziam que o Gás Natural é o combustível do futuro.

Monóxido de carbono: é subproduto da queima incompleta de combustível fóssil, ou seja, queima com pouco oxigênio ou a alta temperatura (comum nas usinas termelétricas). É um gás tóxico e em alta concentração pode deixar seqüelas irreversíveis ou até matar.

Óxido de enxofre: é resultante de impurezas presentes no combustível fóssil e é o principal responsável pelas chuvas ácidas.

4 comentários:

Sara Gianesini disse...

É isso aí...
Se não fosse comentares comigo muitas vezes sobre o uso de combustiveis fósseis,ciclo de carbono,etc,entenderia muito pouco de aquecimento global.
Post legal.
Beijos!

Anônimo disse...

É...meu filho se todos pensassem como voce,nosso planeta,não de todo,mas seria mais ameno,no quesito poluição e respíraríamos melhor e não haveria esse aquecimento global que leva culpa pelo relapso do homem.Beijos de tua mãe que te ama e admira cada vez mais.Lourdinha.dia 22/03-18:40h

Unknown disse...

hahahaha
agora ja é tarde fu!@* tudo ja
e a alemanha num nobre gesto ambiental quer reduzir em 30% a emissao de CO2 até ñ me lembro q data =P, 10% a mais do q a UE pretendia instaurar, como os processos até o momento são irreversíveis, apemas podemos minimizar nossos próprios atos, e culpar aqueles que acham que gasto em meio ambiente é "gasto de dinheiro" "inútil", isso é apenas um único problema dos vários que temos que consertar como humanidade, ainda temos de tentar realizar os objetivos do milênio da onu que são:
1. Acabar com a fome e a miséria
2. Educação de qualidade para todos
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde das gestantes
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

e amigos... e as vezes ficamos tristes por não comer uma pizza no final de semana, enquanto isso há pessoas sofrendo com guerras, fome, sede e total injustiça social, crimes de guerra blablabla...
não estamos nesse mundo somente para "curtir", temos muito trabalho a fazer

Rita Louzeiro disse...

Depois de ler seu texto, me bateu uma tristeza... uma desesperança... e olha que eu já sabia disso tudo...
Mas é isso mesmo, o mundo ta é perdido mesmo...