29 novembro, 2006

Molduras

Belas molduras não salvam quadros ruins. Já ouvi e vi esse adágio e outros semelhantes a este em vários lugares. Não discordo dele. Discordo apenas do tratamento medíocre e depreciativo que é dado à moldura. O conteúdo, as idéias, são sim o essencial, o mais importante. Todavia, o exterior, a aparência, também têm sua importância.
O invólucro demonstra zelo. Zelo demonstra capricho. Capricho evidencia consideração. Consideração denota respeito. Chegamos aqui a um dos principais valores humanos, já quase caindo em desuso nos dias de hoje: o respeito.
O respeito é o que permite a boa convivência. Foi este valor que permitiu a formação das comunidades. Esta é a qualidade que conduz à evolução social e é a ausência dela, que leva a humanidade ao regresso social.
Portanto, não desconsideremos as belas molduras. Elas não salvam os quadros ruins, mas demonstram a preocupação, o zelo, o capricho, a consideração e o respeito de alguém. São as belas molduras que nos fazem crer que nem tudo está perdido ou é ruim. As belas molduras nos dão a esperança de que, um dia, todos os quadros serão belos.

3 comentários:

Luiz Longo disse...

Sempre achei a moldura importante. Minha miopia não me permite admirar uma obra de arte à distância, mas uma moldura pode me chamar a atenção. Neste caso, a moldura garante a aproximação.
Se além disso denota respeito, que ótimo! Respeito é a pedra fundamental para a construção do novo mundo que almejamos!

Anônimo disse...

ééééééééé

o mesmo idem à "n julgue um livro pela capa.."

entre um livro coloridão sobre física, com avião, onibus espacial e o escambau na capa, e outro com um simples e=mc².. adivinha ql pegaria..

Luiz Longo disse...

Eu pegaria E=mc² hehehe

Relatividade r0x!